sábado, 6 de janeiro de 2024

Futurismo e Fascismo: Uma Dança Perigosa

    Na virada do século XX, o movimento futurista emergiu como uma expressão artística e cultural que celebrava a velocidade, a tecnologia e a modernidade. No entanto, conforme as décadas avançavam, esses ideais vibrantes se entrelaçaram com narrativas políticas questionáveis, especialmente durante os anos sombrios do fascismo. Ao mesmo tempo, a novolatria, ou culto ao novo, convergiu com o ascenso do consumismo, criando uma dinâmica cultural complexa e por vezes controversa.

    O futurismo, liderado por figuras como Filippo Tommaso Marinetti, inicialmente buscava romper com tradições e abraçar o dinamismo da era industrial. Contudo, sua energia radical encontrou terreno fértil no ambiente político tumultuado do início do século XX. Na Itália, Benito Mussolini, o fundador do regime fascista, viu no futurismo uma linguagem visual ideal para propagar a visão de uma nação forte e moderna.

A estética futurista, com suas representações de velocidade, máquinas e militarismo, ressoou com a ideologia fascista, criando uma simbiose entre arte e política. A exaltação da violência e a glorificação da guerra no futurismo encontraram eco nos princípios fundamentais do fascismo, contribuindo para a instrumentalização da cultura em prol do Estado.

    Enquanto isso, a novolatria, que busca incessantemente o novo e desdenha do passado, desempenhou um papel fundamental na ascensão do consumismo. A sociedade de massas, impulsionada pela produção industrial e publicidade, começou a valorizar não apenas produtos, mas a própria ideia de novidade. Autores como Walter Benjamin exploraram as ramificações dessa mentalidade na era da reprodutibilidade técnica, destacando como a busca incessante pelo novo moldava a experiência humana.

    A publicidade tornou-se um instrumento poderoso na promoção do consumismo, capitalizando a novolatria ao associar o valor intrínseco de um produto à sua novidade. A busca constante por novidades criou uma cultura de descarte, alimentando um ciclo vicioso de produção e consumo que caracteriza a contemporaneidade.

    Na atualidade, historiadores, sociólogos e profissionais da museologia enfrentam o desafio de analisar e contextualizar essas interconexões complexas. A preservação e interpretação de artefatos futuristas e produtos consumistas demandam uma abordagem crítica, reconhecendo as nuances culturais e políticas que moldaram essas expressões.

    O entendimento dessas inter-relações oferece insights valiosos sobre a interseção entre cultura, política e consumo, desafiando-nos a questionar como as ideias do passado continuam a influenciar o presente. Neste diálogo entre futurismo, fascismo, novolatria e consumismo, a história e a sociologia encontram terreno fértil para explorar as complexidades da experiência humana.

    



 


terça-feira, 26 de dezembro de 2023

De Janeiro a Janeiro : o calendário romano e sua origem

por Jessé Chahad


"A passagem do tempo é inexorável, e em sua busca por ordem e organização, as civilizações antigas deram origem a sistemas calendáricos que moldaram a maneira como percebemos e medimos nossas vidas. No epicentro desse esforço está o Calendário Romano, uma criação que ecoa através dos séculos, marcando uma era de conquistas e transformações.

A mente brilhante de Cícero, orador e filósofo romano, reflete sobre a importância da temporalidade, afirmando que 'o tempo descobre todas as coisas'. Essa constatação ressoa especialmente ao considerarmos a inventiva dos romanos ao criar um calendário que buscava capturar e estruturar a complexidade dos ciclos astronômicos.

    O filósofo estoico Sêneca, por sua vez, observa que 'não temos vida curta, mas a fazemos ser assim'. Essa noção de dar forma ao tempo é encapsulada na arquitetura do Calendário Romano, um sistema que simboliza a capacidade humana de moldar e domesticar o tempo em sua busca pela compreensão do cosmos.

    O historiador romano Tácito nos adverte sobre os perigos da ignorância histórica ao proclamar que 'a história é a testemunha do passado, a luz da verdade, o mestre da vida'. Ao examinarmos a invenção do Calendário Romano, somos guiados por essa luz da verdade, compreendendo como a sociedade romana percebia a importância de controlar o tempo para forjar uma identidade coesa e duradoura.

    O poeta romano Ovídio, em sua obra 'As Metamorfoses', ressalta a fluidez do tempo ao afirmar que 'nada é constante, exceto a mudança'. Entretanto, paradoxalmente, a criação do Calendário Romano buscou introduzir estabilidade e previsibilidade na contagem dos dias, estabelecendo uma âncora no oceano inconstante do tempo.

    Assim, ao contemplarmos a invenção do Calendário Romano, somos instigados a refletir sobre nossa própria relação com o tempo e a percepção que temos da passagem dos dias. Nas palavras de Sêneca, 'não é que tenhamos uma curta vida, mas a tornamos curta'. O Calendário Romano, produto da engenhosidade de uma civilização que transcendeu sua própria época, permanece como um legado duradouro, testemunhando a habilidade humana de dar forma ao efêmero e fazer com que o tempo, de alguma maneira, seja eterno."

A celebração do Ano Novo é uma manifestação universal que transcende fronteiras, culturas e tradições. Em diferentes partes do mundo, as festividades são marcadas por rituais distintos, costumes variados e significados singulares, refletindo a diversidade da experiência humana.

Na China, a chegada do Ano Novo Lunar é recebida com o espetacular Festival da Primavera. As ruas ganham vida com desfiles coloridos, danças de leões e dragões, fogos de artifício e refeições em família. O evento é uma oportunidade para renovar laços familiares e afastar os maus espíritos.

No Japão, a passagem de ano é marcada pelo Hatsumode, uma visita aos templos xintoístas para fazer orações e obter amuletos de boa sorte. O som dos taikos (tambores) ecoa à meia-noite, enquanto as pessoas participam de cerimônias tradicionais e desfrutam de pratos culinários especiais, como o ozoni, uma sopa de ano novo.

Na Índia, o Diwali, ou Festival das Luzes, é também uma ocasião para celebrar o início do ano novo em algumas regiões. As casas são decoradas com lamparinas, fogos de artifício iluminam o céu e as famílias se reúnem para compartilhar refeições festivas e trocar presentes.

Na Escócia, a festa de Hogmanay é uma das maiores celebrações do ano. Os escoceses recebem o novo ano com entusiasmo, participando de eventos públicos, danças e queimas de fogos. Uma tradição conhecida como "First-Footing" envolve visitar amigos e familiares logo após a meia-noite, levando presentes como símbolos de boa sorte.

Nos Estados Unidos, a Times Square, em Nova York, é palco de uma das celebrações de Ano Novo mais icônicas. Milhares de pessoas se reúnem para assistir à descida da famosa bola de cristal à meia-noite. Em outras partes do país, festas privadas, fogos de artifício e brindes são comuns.

O Brasil é conhecido por suas festas animadas, especialmente nas praias, onde as pessoas vestem branco para simbolizar a paz e jogam flores no mar como oferenda a Iemanjá. A queima de fogos nas praias de Copacabana, no Rio de Janeiro, é um espetáculo famoso em todo o mundo.

    Independentemente das tradições específicas, a comemoração do Ano Novo une as pessoas em um espírito de renovação, esperança e otimismo. É um momento para refletir sobre o passado, celebrar as conquistas e antecipar o futuro com entusiasmo, independentemente de onde no mundo a contagem regressiva seja realizada.

    A     nomenclatura dos meses do ano é uma fascinante jornada através da história, permeada por influências culturais, mitológicas e até mesmo observações celestiais. Cada nome carrega consigo um legado que remonta a civilizações antigas e reflete a forma como nossos ancestrais percebiam e organizavam o tempo.

    Janeiro, o mês inicial, presta homenagem a Jano, o deus romano das portas e passagens. Este deus é representado com duas faces, olhando para o passado e para o futuro, simbolizando a transição de um ano para o outro.

    Fevereiro tem origens no festival romano chamado Februa, que envolvia rituais de purificação e limpeza. O próprio nome sugere uma conexão com a purificação, uma prática comum nesse período do ano.

    Março, o terceiro mês, deriva do deus romano Marte, associado à guerra e à primavera. A escolha do nome ressoa com a renovação da natureza e o despertar das atividades militares na primavera.

    Abril tem origens na palavra latina "aperire", que significa abrir. Este é o mês em que as flores desabrocham e a primavera se revela em toda a sua exuberância, representando um momento de renascimento.

    Maio é dedicado à deusa romana Maia, associada ao crescimento das plantas. Este é um período de fertilidade e abundância, simbolizando a natureza florescente.

    Junho recebe seu nome de Juno, a deusa romana da fertilidade e do casamento. O mês era considerado propício para as cerimônias matrimoniais, marcando o início da temporada de casamentos.

    Julho e agosto foram renomeados em honra aos imperadores romanos, Júlio César e Augusto César, respectivamente. Júlio César influenciou a inclusão de um novo mês no calendário, julho, enquanto Augusto adicionou um dia ao mês que levava seu nome para igualar a duração de julho. Ambos os imperadores eram figuras proeminentes na história romana.

    Setembro a dezembro, por sua vez, têm raízes em palavras latinas que denotam ordem numérica. Setembro, por exemplo, deriva de "septem", que significa sete, indicando sua posição original no calendário romano.

    A evolução dos nomes dos meses é um testemunho da interação entre a cultura, a mitologia e as observações astronômicas ao longo dos séculos. Essa tapeçaria de influências oferece um vislumbre não apenas da passagem do tempo, mas também da riqueza da imaginação humana ao dar significado aos períodos que moldam nossas vidas.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Feliz Natal, Salve Jesus, Krishna e Mithra

Por Jessé Chahad

O Natal, uma festividade amplamente celebrada, carrega consigo uma rica tapeçaria de influências que se entrelaçam ao longo da história. Sua relação com festivais pagãos, o nascimento do sol, o solstício de inverno, as figuras religiosas de Jesus, Krishna e Mithra revela uma trama cultural complexa.

Os festivais pagãos, como Saturnália e Yule, desempenharam um papel crucial nas origens do Natal. Saturnália, celebrada pelos romanos em honra ao deus Saturno, era marcada por banquetes, presentes e uma atmosfera de alegria coletiva. Similarmente, Yule, comemorado pelos povos germânicos, coincidia com o solstício de inverno e celebrava o renascimento do sol.

O solstício de inverno, ponto em que o hemisfério norte atinge sua noite mais longa e o dia mais curto, foi significativo em muitas tradições pagãs. A escolha da data de 25 de dezembro para o Natal pode ter sido estratégica, sobrepondo-se a esses festivais pagãos e cristianizando a celebração do renascimento da luz.

No contexto cristão, o Natal é associado ao nascimento de Jesus Cristo em Belém. O relato bíblico descreve a chegada do Salvador, anunciada por anjos e testemunhada por pastores. Embora a Bíblia não especifique a data, a celebração do Natal foi estabelecida pela Igreja para celebrar a encarnação de Jesus.

Paralelamente, em outras tradições religiosas, encontramos histórias de nascimentos divinos e figuras messiânicas. Krishna, uma divindade hindu, é descrito como uma encarnação do deus Vishnu, nascido para restaurar a ordem cósmica. Mithra, uma figura venerada no culto misterioso romano, também era associado ao sol e ao renascimento.

Ao explorar essas narrativas, percebemos sobreposições simbólicas. O sol, como símbolo de luz e vida, é central em muitas tradições, tanto pagãs quanto religiosas. O renascimento do sol durante o solstício ecoa metaforicamente nas histórias de nascimentos divinos, incluindo a de Jesus.

Em última análise, o Natal emerge como uma celebração complexa, tecida com fios que se estendem por culturas e religiões diversas. Suas raízes pagãs, ligadas ao solstício de inverno, se entrelaçam com a narrativa cristã do nascimento de Jesus, enquanto paralelos podem ser encontrados em figuras religiosas de outras tradições. O Natal, assim, transcende fronteiras e reflete a universalidade do anseio humano por luz, renovação e esperança.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Pedocracia e Capitalismo : a ditadura dos déspotas mirins.

                                                      

   Por Jessé Chahad

    A psicanalista e pós-doutora em psicanálise clínica, Marcia Neder, trouxe à tona um termo intrigante para descrever uma dinâmica social contemporânea que ela identifica como "pedocracia". Em seu livro "Despotas Mirins: o poder nas novas famílias" e, mais recentemente, em "Os Filhos da Mãe", a autora explora o fenômeno em que o poder nas relações familiares e sociais é exercido de forma significativa pelos filhos.

    Neder destaca a prevalência dessa cultura, ressaltando como ela não se limita apenas ao âmbito familiar, mas também permeia as estruturas educacionais. Em outras palavras, a "pedocracia" se estende para além das fronteiras do lar, moldando as interações não apenas entre pais e filhos, mas também influenciando o ambiente escolar.

    No cerne desse conceito, está a ideia de que os pais e mães contemporâneos muitas vezes se encontram em uma posição subordinada em relação aos filhos. A sociedade, de acordo com Neder, vive sob a égide de uma cultura que coloca as necessidades e desejos das crianças como uma prioridade, moldando não apenas o ambiente familiar, mas também influenciando as instituições educacionais.

    A psicanalista destaca a complexidade de romper com essa cultura arraigada, sugerindo que a "pedocracia" se tornou uma norma internalizada. Esse fenômeno pode gerar uma série de desafios, como a dificuldade dos pais em estabelecer limites adequados, a falta de autonomia das crianças e um desequilíbrio nas relações familiares.

    Ao explorar e discutir a "pedocracia", Marcia Neder levanta questões importantes sobre os paradigmas contemporâneos de poder nas relações familiares e sociais. Seu trabalho convida à reflexão sobre as dinâmicas presentes na criação dos filhos e destaca a necessidade de uma abordagem equilibrada para promover relações saudáveis e desenvolvimento adequado tanto para pais quanto para filhos.


    A relação entre crianças e consumo é uma questão complexa e multifacetada. As crianças são frequentemente vistas como consumidores, e a publicidade e o marketing muitas vezes direcionam suas estratégias para atrair esse público jovem. Há diversas razões pelas quais as crianças são consideradas uma fatia importante do mercado, e uma delas está relacionada à ideia de que elas podem não usar a razão de maneira plena ao fazer escolhas de consumo.

    Em sua fase de desenvolvimento, as crianças estão em processo de aprender e construir suas habilidades cognitivas, incluindo o pensamento lógico e a capacidade de tomar decisões baseadas na razão. Isso significa que, em comparação com adultos, as crianças podem ser mais influenciáveis e suscetíveis a apelos emocionais e visuais presentes na publicidade. Elas podem ser atraídas por cores vibrantes, personagens carismáticos e mensagens simples que despertam emoções.

    Além disso, as crianças muitas vezes têm uma compreensão limitada das estratégias de marketing e podem não ter desenvolvido as habilidades críticas necessárias para analisar e questionar mensagens publicitárias. Essa falta de discernimento pode torná-las alvos mais suscetíveis para estratégias de venda, o que faz com que as empresas vejam nelas uma fatia importante do mercado.

    As crianças também exercem uma influência significativa nas decisões de compra das famílias. Seja por meio de pedidos diretos aos pais ou pela influência que exercem sobre as escolhas familiares, as crianças têm o potencial de moldar as decisões de consumo de um lar.

    No entanto, é importante ressaltar que a relação entre crianças e consumo levanta preocupações éticas. A exploração comercial de crianças pode resultar em práticas que buscam capitalizar sua falta de discernimento e vulnerabilidade. Existem movimentos e regulamentações em diversos países para proteger as crianças contra práticas publicitárias injustas ou enganosas.

    Em suma, a consideração das crianças como consumidores não plenamente racionais destaca a importância de abordagens éticas e regulamentações que protejam os interesses e o bem-estar dos jovens consumidores, garantindo que eles sejam alvo de práticas comerciais responsáveis.

A História do Samba: Batuque, Resistência e Celebração

por Jessé Chahad

O samba, gênero musical e dança, é uma expressão cultural única que nasceu nas raízes da sociedade afro-brasileira. Sua história é um testemunho da resistência, celebração e evolução ao longo dos anos.

O samba tem suas raízes nos ritmos africanos trazidos pelos escravizados para o Brasil durante o período colonial. Os batuques e ritmos tradicionais foram mantidos vivos nas senzalas, representando uma forma de resistência cultural e identidade para aqueles que eram privados de sua liberdade.

O samba, tal como o conhecemos hoje, começou a se consolidar nas comunidades urbanas do Rio de Janeiro no início do século XX. As rodas de samba, encontros informais onde músicos, dançarinos e amantes da cultura se reuniam, foram fundamentais para o desenvolvimento do gênero.

O samba ganhou notoriedade durante o Carnaval, tornando-se a trilha sonora das escolas de samba. Nas décadas de 1920 e 1930, surgiram os primeiros desfiles de escolas de samba, marcando o início de uma tradição que se tornaria uma das maiores festas do mundo.

Artistas notáveis como Pixinguinha, Donga e Sinhô foram pioneiros na difusão do samba, contribuindo para sua aceitação e popularidade. A música evoluiu com o tempo, incorporando elementos do jazz e outros estilos musicais, resultando em diferentes subgêneros de samba, como o samba de roda, o samba de partido-alto e o samba-enredo.

Ao longo do século XX, o samba se tornou um elemento crucial na construção da identidade nacional brasileira. Sua capacidade de unir pessoas de diferentes origens e classes sociais reflete a riqueza da diversidade cultural do país.

O samba continuou a evoluir nas décadas seguintes, incorporando influências globais e mantendo sua autenticidade. Artistas contemporâneos, como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, contribuíram para a expansão do gênero, garantindo que o samba permanecesse vibrante e relevante.

A história do samba é uma jornada fascinante que abrange séculos de influências culturais e experiências compartilhadas. Do batuque africano à explosão de ritmos no Carnaval, o samba é mais do que música e dança; é um testemunho da resiliência do povo brasileiro e um símbolo de celebração da vida. Seja nas ruas durante o Carnaval ou nas rodas de samba ao redor do país, o samba continua a ecoar como uma expressão poderosa da cultura brasileira.

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Os Simpsons e sua contribuição para a humanidade.

Por Jessé  Chahad
Assim como qualquer expressão cultural ou artística, os desenhos animados trazem em sua composição inevitavelmente uma expressão de seu contexto histórico। Os temas tratados, o estilo do traço, a composição sonora, sem contar na idéia original da criação de certo personagem estão sempre “presos” a sua historicidade, e através do humor produzem discursos e revelam situações que podem aqui ser interpretadas como representações de uma visão determinada da História।
A escolha do desenho Os Simpsons, além da óbvia simpatia que este autor desenvolveu em mais de uma década de assídua audiência devotada a este programa, se deu pela riqueza e inteligência presente neste desenho, e que eventualmente não estão presentes nos demais desenhos contemporâneos. Apenas um episódio de uma temporada qualquer já seria suficiente para uma longa análise, e aqui iremos recortar alguns, com a intenção de demonstrar através da argumentação crítica algumas características da sociedade que produz e consome o desenho.

A escolha da nona temporada da série, exibida nos anos de 1997 e 1998, foi motivada pelo fato de que após quase dez anos de exibição, o programa já havia definitivamente se amadurecido e conquistado espaço cativo na mídia. As transformações sofridas pelos personagens a cada temporada já seria um assunto de imensas proporções, a se estudar mais profundamente, quem sabe em algum trabalho futuro.


Breve apresentação
Os Simpsons, de Matt Groening, é o desenho animado de maior longevidade na história da TV nos Estados Unidos. Tem, ao todo, dezessete temporadas e mais de 340 episódios desde sua estréia em 17 de Dezembro de 1989.
Surgiu inicialmente em 1987 como uma série de curtas de trinta segundos produzidos por Groening para a série de televisão “The Tracey Ullman Show.” A reação dos telespectadores foi tão positiva que "Os Simpsons" evoluiu para um programa, estreando como um especial de Natal de meia hora em 17 de dezembro de 1989, e depois como série regular em 14 de Janeiro de 1990. A série foi elogiada pela crítica e ganhou inúmeros prêmios, inclusive um prêmio Peabody, dezessete prêmios Emmy, doze prêmios Annie, três prêmios Genesis, sete prêmios International Monitor e quatro prêmios Environmental Media. Em 14 de janeiro de 2000, a série ganhou uma Estrela na Calçada da Fama em Hollywood. É visto em mais de cem países.

Altamente satírico, o seriado critica a sociedade estadunidense como um todo. Tem como alvos principais a classe média e a mediocridade americana. O canal de TV a cabo FOX, principal veiculador do desenho, também é motivo das piadas da série. O nome da cidade em que se passa o desenho, Springfield, foi escolhido por ser um nome comum de cidades americanas - todo estado tem a sua - o que garante uma crítica ainda mais abrangente ao modo de vida americano.
As autoridades são constante alvo da sátira ferina do desenho. Isto provavelmente explica a reação negativa do programa junto a movimentos conservadores. Esta reação foi mais forte nas primeiras temporadas de Simpsons, onde praticamente todas as figuras autoritárias que aparecem no programa são ridicularizadas.

A família

Homer Jay Simpson - o pai da família. Trabalha como inspetor de segurança em uma usina nuclear. Adora beber cerveja e comer rosquinhas açucaradas. É um alienado, patético, sem muita finalidade na vida e um completo ignorante. Mundialmente consagrado por seu bordão "D'oh!", utilizado quando faz alguma coisa errada sem querer.
"Marge" Simpson Bouvier - a mãe da família, uma típica dona-de-casa americana conservadora. Frequentemente serve como voz da razão nos episódios.
Bart Simpson - o filho mais velho, com 10 anos, um arruaceiro que adora andar de skate e atirar com estilingue. Costumeiramente se dá mal na escola e figura sempre como filho-problema.
Lisa Simpson - a filha do meio, é intelectual e vegetariana, toca saxofone e adora jazz. É adepta do budismo em oposição ao resto da família, que segue o cristianismo. Diferencia-se dos outros Simpsons, principalmente de Bart e Homer, por ser politicamente correta, inteligente, intelectual e com forte senso de justiça.
Maggie Simpson - a filha mais nova, de apenas um ano. Geralmente é ignorada pelo pai, mas não sai do colo da mãe.
Abraham Simpson - o avô, pai de Homer. Ex-veterano da Primeira e Segunda Guerra Mundial vive hoje no asilo e normalmente é desprezado e maltratado pelo filho.

Episódio “O ônibus” (15/02/1998)

Neste episódio, a trama central se dá em torno do acidente com o ônibus escolar, que após cair de uma ribanceira, fica a deriva no mar e leva as crianças a ficarem sozinhas em uma ilha deserta. As crianças estavam indo a um encontro escolar das nações, onde cada um deveria representar uma nação, e assim como nas reuniões da ONU.Previamente na sala de aula, o diretor da escola tenta ensaiar com seus alunos, como seria o evento; alguns momentos depois, uma provocação do aluno que representava o Japão a um colega que representava o México, uma discussão generalizada se inicia e transforma o ensaio em uma tremenda confusão, que se encerra com a advertência do diretor: “ Atenção! Vocês querem ser que nem a ONU, ou querem só fazer bagunça e perder tempo?”.
O papel ridículo atribuído à Organização das Nações Unidas de maneira irônica pelo diretor Skinner, se dá em um momento em que essa instituição desempenha um papel quase simbólico, visto seu enfraquecimento após a queda do muro de Berlim. A Primeira Guerra do Golfo já havia sido ratificada apesar da posição contraria da ONU. Anos mais tarde, a Organização seria totalmente ignorada em relação a sua posição contraria a Segunda Guerra do Golfo. As tomadas de decisões unilaterais por parte do governo americano em sua política econômica dos últimos três mandatos vêm demonstrando que sua força bélica vale mais do que qualquer congresso mundial.
Após o acidente, as crianças se encontram em uma ilha, aparentemente não habitada, e apesar do medo inicial, logo surge a figura de Bart, mostrando como seria boa a vida selvagem e livre, principalmente sem a presença de adultos. Surge então uma cena imaginada por Bart, de uma vida em comunidade, funcionando perfeitamente com abundancia de mantimentos sem o esforço do trabalho e as obrigações rotineiras. De acordo com suas palavras: “- Seremos como a família Robinson suíça, com direito a falar palavrão!”. Bart faz aí uma alusão a outro seriado da TV americana, Os Robinsons, que apesar de terem naufragado em uma ilha deserta, através de seu esforço e trabalho duro conseguiram reconstruir sua vida, dentro do american way of life.
O sonho da vida livre é substituído pelo fracasso da empreitada das crianças, pois a falta de alimentos os leva a entender quais seriam os princípios básicos para sua sobrevivência. Após a divisão dos últimos mantimentos encontrados por Bart no ônibus afundado, as crianças reservam parte dos alimentos para o dia seguinte, e ao acordar percebem que a comida havia sumido.
Ao invés de se preocupar em resolver o iminente problema da falta de alimentos, as crianças resolvem se organizar para determinar de quem havia sido a culpa pelo sumiço das ultimas provisões. É organizado então um tribunal, com júri, réu advogado e juiz, que mesmo sem provas irá atentar contra a aparente culpa do personagem Milhouse. Para a sociedade do espetáculo, a americana no caso tratado, é mais importante a produção de um sujeito culpado do que a real possibilidade de solução de determinado problema. Assim opera também a mídia, ou o quarto poder, como é chamado atualmente este meio de comunicação.
Lisa, sempre sagaz, observa então que um javali lambe o musgo das pedras e assim retira os nutrientes necessários à sua sobrevivência. Logicamente para Lisa, estaria resolvido o problema da fome, pois todos poderiam se alimentar do musgo. A cena é cortada e logo aparece o javali espetado e sendo assado em uma fogueira. Esta elipse nos leva a entender que mesmo com a garantia de sobrevivência através do musgo, aquela comunidade optou por matar o animal e se prover de sua carne, opção carnívora feita pela humanidade ao longo de seu desenvolvimento.
A necessidade de se alimentar teria feito com que as crianças aprendessem a viver em sociedade, demonstrando que todas as nações podem ser iguais, se suas necessidades forem iguais- a fome é linguagem universal- independente da pátria ela pode existir, o que nos iguala como humanos.
Paralelamente ao caso do naufrágio, a trama se completa com uma outra história, protagonizada por Homer. Após descobrir que seu vizinho abrira um negócio na internet, Homer se vê na obrigação de se equiparar ao seu vizinho, e ter também seu próprio negócio virtual. Ele monta um escritório improvisado, com a ajuda de Marge cria um nome pomposo para sua empresa, sem nunca mencionar qual o ramo de negócio sua empresa se dedica.
Na década de 90, a popularização da internet ainda se dava mais por meio da mídia do que por suas reais necessidades e utilidades no cotidiano das pessoas. A desmaterialização do capital, fenômeno intensificado em sua ultima fase é representada com humor no desenho, pois mesmo sem produto a ser vendido, ou serviço a ser oferecido, a falsa empresa virtual criada por Homer desperta interesse do mega empresário Bill Gates, o criador do Windows e papa de uma nova geração de capitalistas que fizeram suas fortunas por meio de empresas virtuais e produtos tecnológicos ligados ao novo mundo do trabalho.
Bill Gates aparece no episódio representado por ele mesmo, e vem com uma proposta para fechar a empresa de Homer. Acreditando ter feito um bom negócio, Homer concorda logo com o fechamento da falsa empresa, e se surpreende ao ver Bill Gates ordenar a seus capangas que destruíssem seu escritório, mesmo sem saber ao certo que tipo de empresa seria aquela. O personagem ironiza de maneira lógica:
“- Você acha que eu fiquei rico assinando cheques?”
A piada ilustra um ramo empresarial que apesar de super novo e moderno se apóia em práticas já tradicionais da economia para garantir o sucesso dos seus empreendimentos. Formação de cartel, monopólio e espionagem industrial foram algumas das acusações que Gates sofreu nos últimos anos e muitos são os processos que responde ao mesmo tempo em que sua fortuna sempre aumenta.

Tanto no infortúnio das crianças quanto no de Homer está impressa a idéia de que só se pode conseguir sucesso através do trabalho honesto e dedicado. A ética do trabalho, tão enraizada na ética protestante que colonizou os Estados Unidos aparece no desenho que apesar de toda sua roupagem crítica e contestadora, não esconde o contexto histórico estrutural a que está submetido.
Por mais que tente conferir uma subversividade, o desenho também está repleto de lições moralizantes, pois a partir do escárnio e de certas situações tratadas é que extraem a moral, ou fundamentalmente a visão de História que ali está se explicitando.
O estudo de documentos que não se propõe a tratar de História é importante, pois diversas vezes são vistos como ingênuos, ou ainda não históricos. Tal equívoco não deve ser cometido pelo historiador atento que deve levar em consideração os novos estudos e os novos documentos, uma vez que só podemos entender a sociedade através da sua problematização.
A análise de filmes, desenhos, jogos ou revistas em quadrinhos é da maior importância, pois dentro de cada documento reside uma visão de História a ser percebida a partir da prática de reflexões acerca da sociedade e sua historicidade.As diferentes filosofias da História contidas nos mais diferentes documentos faz com que o trabalho de investigação historiográfica e analise documental sejam encarados como um exercício de desvendar os conceitos –chave para o entendimento das praticas históricas e sociais, dentro de sua totalidade possível.

Sociedade do Hedonismo

por Jessé Chahad

Antes de tudo temos que definio que o Hedonismo é uma doutrina, ou filosofia de vida, que defende a busca por prazer como finalidade da vida humana. Buscar prazer é o que move as paixões, os desejos e todo o mecanismo da vida, sendo, portanto, na visão de hedonistas, a primeira e mais completa ponte para a finalidade última da vida: a felicidadeO uso de drogas e bebidas tem uma função diferente de acordo com o contexto histórico. O vinho desde tempos remotos foi utilizado no sentido de busca de prazer, mas sempre dentro do contexto também alimentício, pois acompanhava o banquete. A busca pelo prazer então não estava relacionada diretamente ao consumo do vinho, mas sim ao consumo em grupo e motivado por um evento comemorativo. O mito antigo de Dionísio já alertava que o vinho deveria ser diluído em água, a fim de evitar a embriagues, e exercer o autocontrole. O vinho, ou o uso do vinho no mundo clássico era então sinônimo de  responsabilidade.
Certas drogas, por sua vez foram largamente utilizadas com sentido religioso por diversas civilizações, explorando suas propriedades alucinógenas em práticas rituais, em busca do contato com o sagrado, ou divino. Na América, temos o uso dessas substâncias em todas as civilizações principais, Maias, Astecas e Incas, tanto no contexto religioso, quanto medicinal, dois planos que então não se separavam.
Se utilizarmos um anacronismo a nosso favor, pensando no campo da história, onde a problematização do passado se dá a partir de paradigmas do presente, o uso religioso, medicinal ou social foi suplantado pelo uso em busca do prazer individual e imediato, hedonista, fruto da sociedade extremamente individualizada que carrega o fardo da ditadura da felicidade.
A ingestão de bebidas alcoólicas por si só já virou uma cultura, independente do caráter festivo ou reunião em grupo, mas não mais está ligada à idéia de responsabilidade, e sim pelo contrário, para se permitir ser irresponsável e aproveitar os efeitos da embriagues sem se preocupar com o mundo real. A propaganda divulgava o american way of life como modelo civilizatório e nele estava contida a idéia de prazer, conforto no sentido de ser feliz.
Ora, se o mundo pós-guerra estava destruído, a impossibilidade da felicidade real levava as pessoas à loucura, ou a busca de fuga de realidade, e as bebidas e drogas assumiam novos papéis. As bebidas ainda mais que as drogas, pois enquanto as drogas passaram por um processo de construção de preconceito e proibição que não serão aqui analisados, as bebidas têm a propaganda a seu lado e estão diretamente ligadas a ideia da busca do prazer.
Daí o desenvolvimento de inúmeras doenças crônicas ligadas ao conceito criado de escapismo, como dependência química ou alcoólica. No caso das drogas a proibição gerou problemas estruturais gravíssimos principalmente no terceiro mundo, pois a simples proibição obviamente não acabaria com a demanda da sociedade pelo seu consumo, visto que foi o próprio sistema capitalista pós moderno que levou a inversão de valores e de costumes, pois o escapista quer escapar de algo, e esse algo é o mundo que te obriga a ser feliz, mas não te dá condições materiais de alcançar a felicidade, ainda que fútil e fabricada para mascarar os horrores da guerra.
Para aqueles que não tem interesse no uso de bebidas e drogas em busca do prazer, o capitalismo encontrou a solução através da fetichização de outros alimentos em geral. Retomando a ideia de Braudel do luxo à mesa, e traduzindo o luxo na contemporaneidade por prazer, a criação de um mercado de alimentos que não mais ligados apenas à necessidade de nutrição, funcionam como as drogas e bebidas no sentido do escapismo. A proliferação da obesidade, doença antes considerada genética é evidencia de que a sociedade se alimenta de supérfluos, e essa necessidade vem suprir a demanda pelo prazer, que acontece de maneira legal e indiscriminada, ignorando os malefícios para o organismo, mas feliz em poder consumir aquele produto que a sociedade diz que você deve consumir para ser uma pessoa feliz, sempre com o auxilio da propaganda.
A história da alimentação então relacionada com historia social e cultural nos faz enxergar que os costumes e pratica alimentares da sociedade são parte do seu contexto histórico, e a reinvenção de valores ainda se dá a partir das camadas dominantes. Em tempos contemporâneos de superprodutividade, a fome e a miséria ainda resistem e se institucionalizaram para que pudessem exercer seu papel no sistema capitalista.
A busca pelo prazer nas camadas pobres é realizada pela simples presença da comida, enquanto a minoria abastada cria e recria modas e luxos a fim de buscarem também o seu prazer. Nos dois casos, a realização momentânea de um ato que trará felicidade e satisfação se encerra ao final da refeição. Se alimentar e se divertir ao mesmo tempo é o panis et circenses dos nossos dias que acomoda a sociedade, dando a impressão de estar plena e satisfeita com a nossa realidade apocalíptica e desigual.