Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Google Ngram Viewer


Amigos, lembram daquele projeto que o Google estava desenvolvendo que iria digitalizar o acervo da Biblioteca do Congresso Americano entre outros? Causou polêmica pela questão dos direitos autorais, além de chamar atenção pela dificuldade de realização do projeto, que envolvia cerca de 6 milhões de volumes.
O fato é que agora , um dos resultados desse projeto está sendo disponibilizado pelo Google, que é um serviço feito a partir do material já digitalizado.
O Google Ngram Viewer perimite consultar a quantidade de vezes que um determinado termo foi utilizado em livros , no periodo do ano de 1800 até o ano 2000!
Será se grande utilidade para pesquisadores de diversas áreas que desejam saber a incidência de termos, expressões, e palavras que cairam em desuso por exemplo.
Em tempos de informatização do conhecimento é necessário não nos abstermos dos valores científicos, os quais são a razão de ser da produção cultural e de ensino.
Uma vez que qualquer um pode escrever um texto de cunho informativo ou até educacional, é importante que existam ferramentas como essa para ajudar a separar o joio do trigo, assim como já existe o Google Academics.
O endereço para quem quiser conferir é http://ngrams.googlelabs.com/.
Abraço a todos e ótimo final de ano!

2 comentários:

Gustavo T. Santos disse...

Se liga nesse então, comparação entre os termos "Meio ambiente" e "LSD", ambos em inglês. Aqui.

Jessé Amaral Chahad disse...

Tenta colocar "sex" "god".