Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cidade de Aguaí trabalha para ter Museu de História


Acompanhado da Secretaria de Cultura e Turismo, Flavia Mamede, o prefeito Dr. Gutemberg visitou as novas instalações da Casa Da Cultura, para acompanhar de perto o projeto de catalogação que visa a formação do museu em nossa cidade.
A Prefeitura de Aguaí através da Secretaría de Cultura e Turismo deu o primeiro passo para a futura fundação de um museu na cidade. A idéia é resgatar a história do município e relacioná-la com eventos de importância estadual e nacional, valorizando o passado de nossa cidade.

De acordo com a Secretaria de Cultura Flavia Mamede, o processo se iniciou no mês de Março com a contratação do historiador Jessé A. Chahad que começou o trabalho de recepção de peças para a constituição de um acervo museológico, que está sendo documentado e catalogado de acordo com as normas do recém criado IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) que determina que cada município deverá ter um museu que atue tanto na área cultural quanto na área pedagógica educacional.
Dentre as peças de maior valor histórico, podemos citar artigos da Revolução Constitucionalista de 1932, como um capacete usado em batalhas e um documento emitido pelo Governo Estadual certificando a participação da Sra. Esther Braga(filha de Major Braga, fundador da cidade) como colaboradora do evento.

Há também uma coleção do extinto jornal Diário Nacional, que narra todos os eventos da Revolução. Destacam-se também coleções de discos com músicas do folclore de todo o território nacional e um acervo de numismática (moedas e cédulas) de mais de mil peças.
Existem fotografias antigas de nossa cidade, documentos e mapas da antiga Cascavel, que após a catalogação devem passar por uma equipe de restauradores para que posteriormente sejam acondicionadas de maneira adequada, aguardando o local apropriado para a fundação do museu.
O acervo já conta com mais de duas mil peças e deve receber mais doações a partir do momento em que for escolhido o local de construção do museu, um trabalho lento porém necessário para incrementar a cultura e a educação de nossa cidade.
Dr. Gutemberg destacou a importância do resgate da historia de nosso município para as futuras gerações.
Publicado no jornal O Imparcial 28/05/2010

9 comentários:

Gustavo T. Santos disse...

Parabéns Jessé. Sorte pra você no seu trampo.

Henrique Serrer disse...

Parabéns, Jessé. Se bem que é meio estranho ver você trabalhando assim, tão, tão... seriamente!!! rs... Abrass

Jessé Chahad disse...

Prezado Henrique...alguem dessa faculdade teria que trabalhar um dia né.
PS - Vá ver se estou na esquina ta kkk

Eduardo Terra Coelho disse...

Parabéns, Jessé, por mais essa iniciativa de valor local e mesmo internacional, uma vez que a preservação da memória é o que nos faz seres humanos e você é um ser humano por excelência, daqueles, que como diria Mahatma Gandhi, valem por mil.

Jessé Chahad disse...

Obrigado pelo elogio, Professor.

Jessé Chahad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evelyn A. Lauro disse...

Nossa, quando vc for chefe, não esqueça as amigas desempregadas kkkkk.

Boa sorte, e, vc sabe que sou fã do seu trabalho e do seu caráter.

Jessé Chahad disse...

Obrigado Evelyn, você é ótima como profissional e ser humano.

Jessé Chahad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.