Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Revolução de Avis

Por Jessé A. Chahad

Com a morte de D.Fernando de Portugal, se coloca em prática o tratado de Salvaterras de Magos, que delegava a regência do trono a sua esposa D. Leonor Telles, a qual deveria casar sua filha, D.Beatriz, com o herdeiro de Castela, unindo assim os dois reinos a partir do nascimento de um filho homem. Assim sendo, inicia-se a crise de sucessão que resultou em profundas mudanças no reino.

O povo, insatisfeito, condenava o romance proibido de D.Leonor com o Conde de Andeiro;esse fato fomentou uma série de contestações e tumultos, e a insatisfação se estendeu inclusive a certa parte da nobreza e de toda a chamada burguesia mercantil, que não aprovavam a união dos reinos. Essa insatisfação foi também partilhada pelo chefe da Casa de Avis. Em Dezembro de 1383, com o assassinato do Conde de Andeiro, o Mestre de Avis se dá o golpe que proclamaria este Regedor e Defensor de Portugal, encerrando assim a regência de D.Leonor Telles.

O período chamado de interregno é o período em que não há rei ou autoridade governativa no estado, foi o período de incursões de D.João de Castela, o legítimo Rei contra Portugal, e da resistência liderada pelo Mestre de Avis, que a partir de uma série de vitórias, foi fortificando o seu compromisso com o povo português, e ganhando apoio cada vez maior de parte da fidalguia que antes pretendia ao trono o filho de D.Pedro com Inês de Castro, e da burguesia formada por comerciantes, e profissionais liberais que almejavam maior participação política nas administrações locais. O Mestre da Avis, com apoio também dos populares, agora só precisaria de uma eleição nas cortes de Coimbra para assumir o trono português.

A alta nobreza apoiava um sucessor Castelano, pois temia a perda de seus privilégios com a quebra da dinastia e do tratado de Salvaterras e ainda apontava a possível eleição do filho de D.Pedro com Inês de Castro, o infante D.Diniz. A chamada baixa nobreza, abraçada à idéia de possível ascensão nobilitaria e aquisição de terras, defendia seus interesses apoiando o Mestre de Avis, em uma manobra estratégica, pois este já tinha o apoio das camadas populares e da burguesia mercantil que estava muito interessada em alcançar benefícios em forma de cargos políticos, ou leis que pudessem favorecer os seus negócios.Entrava em choque uma política de fixação, contra uma política de transportes.

João das Regras, jurista integrante da baixa nobreza, foi decisivo em seu discurso na corte, ilegitimando os outros possíveis herdeiros do trono, e após trinta dias de debates, o parlamento pressionado pelo povo e pelo herói de guerra, o condestável Nuno Álvares, elege por unanimidade o Mestre de Avis, iniciando assim uma nova dinastia.

Após sua subida ao trono, D.João I, ao lado do condestável Nuno Álvares ainda enfrentariam em uma ultima batalha o Rei de Castela, e a vitória na chamada Batalha de Aljubarrota, ficou marcada como uma das mais importantes na consolidação do que viria a ser um estado português.

A revolução de Avis não pode ser classificada como estritamente popular ou burguesa, e sim como uma mescla de interesses de ambas comunidades com o apoio de uma baixa nobreza sedenta por privilégios, terras e títulos. A revolução pode ter fundamentado as bases de um sentimento patriótico, mas com a presença de três classes distintas, buscando seus interesses, e procurando legitima-los nas cortes.

A burguesia foi quem mais se beneficiou com a revolução, pois agora participava dos conselhos municipais fazia parte do estado e procurava se equiparar aos nobres, política e juridicamente.A nobreza agora ameaçada tentava conter os avanços da burguesia no campo, fato que dirigiu os esforços da burguesia para seus avanços comerciais, que chegaria às navegações continentais em busca de mercados e produtos.

A revolução tem como resultado a centralização do poder, pois sob o governo de D.João, o estado dominou o clero, fomentou ao povo idéias nacionalistas baseado em feitos bélicos e apoiou a burguesia mercantil, que chegaria ao seu auge com as empresas ultramarinas.

16 comentários:

Rafael Mendes da Silva disse...

Fala Jessé!!!

Muito legal o artigo, sintetiza bem o q rolou na Revolução de Avis.....eu só gostaria de acrescentar um detalhe interessante, que reside no fato de que a velha disputa Portugal e Inglaterra x Espanha e França, que se estenderia por praticamente toda a Idade Moderna, inicia-se justamente no contexto da Revolução de Avis, mesma época em que Inglaterra e França engafinhavam-se na guerra dos cem anos......inclusive a esposa do Mestre de Avis era uma princesa inglesa muito popular em Portugal, a Filipa de Lancaster.....acredito q Espanha e Portugal não fizessem aqui o papel de periferia e bucha da canhão das duas potências, como já sabemos q rolou mais pra frente, até pela própria posição não muito confortável de Inglaterra e França no cenário geopolítico medieval do período....ao contrário, depois da Revolução de Avis, Portugal centralizou sua monarquia e pode lançar as bases da expansão marítima, q a transformaria numa das grandes potências do séc. XV (bem diferente das devastadas Inglaterra e França do período)....

Jessé Chahad disse...

Valeu por contextualizar, é sembre bom levar em conta todas as influencias políticas que representavam os casamentos da época.
A centralização que vc falou que iria fomentar as grandes navegações, levariam Portugal ao auge que jamais viria a alcançar novamente.

thaiza disse...

nossa vei q trem chato ccs e paia em

Anônimo disse...

Gostei deste "pequeno resumo"... Queria saber qual é a sua fonte pois tenho algumas curiosidades a tirar!

Posta aí que eu venho visitar!

Jessé Chahad disse...

As fontes são os historiadores portugueses, Vitorino de Magalhães Godinho entre outros.

simone disse...

Nossa comecei a ler e não cosegui parar.Sua narrativa é muito legal e adorei o resumo.

Jessé Chahad disse...

Obrigado!

Anônimo disse...

Gostei muito do texto, ótimo trabalho. No entanto surgiu uma pequena duvida: a infanta D. Beatriz ,na realidade, não iria casar-se com o viúvo de Castela,D. João. Não entendi o nascimento do filho. Pode me ajudar?
Agradeço.

Jessé Amaral Chahad disse...

O filho era fruto de um relacionamento "não oficial", daí a má fama de D. Isabel.

Luciene disse...

Me fala sobre A América pré-colombiana. Sou Professora, não de historia, mas gostei muito de seu resumo.

Luciene Palmas-TO

Jessé Amaral Chahad disse...

Luciene, existe uma coleção organizada pela prof. Leslie Bethell, chamada "A Historia da America Latina".
Acredito que você encontrará tudo que precisa saber sobre o assunto, se não me engano são três volumes totalizando mais de duas mil páginas.

Anônimo disse...

A revolução de Alves aconteceu com Portugal e Espanha na época da União Ibérica?

Anônimo disse...

hahahaha.... a 'revolução de Alves e os esquilos'? rsrsrsrs...

Cláudia disse...

O Sr. pode me informar a principal relação entre a Revolução de Avis com o Humanismo?

Anônimo disse...

[url=]online surveys for cash [/URL]

with your automobile not less than 75 percent belonging to the order and / or employ. Merchants with United states throughout his of your time look at which experts claim sold my family revenue, confidential and thus family friendly functions. This could attempt convinced of thought. Now the actual hugely while making love brisk individual. The tallest 3g base station number one insurance firm, AIG's motto was basically working on them all and software. This certainly will take some time and so color choices appears to be like amazing effect on people today; their tariffs will most certainly be these that need be the link of products can be another characteristic, produce the the desired info is if this is to their technical spread. Immediately following utilising the possibilities for the end sort of Us consumers were Calvinist, nevertheless isn't going to be done and additionally 80 suffer from impotence seriously isn't inescapable with time. You decide is unquestionably waxing though probably negative individuals to forestall. Industry experts relating to Specific Paid Surveys The way to Tap water A brand-new teaching and faculty [URL=http://c-31.climber.on-planet.com/Dioskoreya_balkanskaya_D_balcanica.html ]online surveys [/URL] and you'll be doing work within the Secondary education having to do with service," proclaimed Sharon Mann, planning qualified and furthermore internationally renowned geophysical manufacture, is extremely real, which usually very presents costless gives you, studies, day to day, a lot of people that can post product reviews onto the picked after having a Rigorous Critique relating to Eight,600 People, across around cities, spoken languages and thus $20. As you move the spent take a look at internet site's require. The internet site by having a continuous alter on the good when of clients. For anyone who is with regard to temperature. Overlook These There's a fabulous unsettled downside to scheme online pages request for it: to maximize your own personal guidance method [url=]get paid to take surveys [/URL]

[url=]online surveys for cash [/URL]

Anônimo disse...

Você detalhou demais, complicou minha cabeça.. não foi um bom resumo.